Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

    Postado originalmente por realenemy
    Fernando, não tem cabimento pensar em um sistema de ignição usando platinado, tecnologia da década de 1920. É a mesma coisa que ter uma ferrari com pneus convencionais.
    Fala realenemy, blz? a discução do tópico é sobre amplificador de faísca, mas não necessaria mente este amplificador vai funcionar com platinado.

    se vai funcionar com platinado, hall, E.C.U é irrelevante, eu posso ter mecionado platinado na discussão mas foi devido a "explicação que exigia dizer que pulsos eram gerados pelo platinado" e eu poderia ter dito janelas da coroa do sistema hall etc.

    vamos nos ater a descobrir qual a melhor forma de desenvolver uma CDI..

    Comment


    • #17
      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

      Postado originalmente por Schmit
      Na verdade esse intervalo entre as cargas seria diretamente na bobina, por isso usei a formula da indutancia, pois, pelo o que eu sei nossos sistemas se aproveitam do transitorio da bobina, ou seja, uma corrente é estabelecida pelo enrrolamento e gera uma campo magnetico, quando a corrente é subtamente interrompida esse campo tende a manter a corrente que estava circulando, só que agora nossa resistencia é muito maior pois não existe contato, assim pela formula V= r.i podemos ver que a tensão vai la pra casa do chapeu... mas como sabemos isso acontece varias e varias vezes num curto periodo de tempo, determinado principalmente pelo giro do motor, porem se conseguissemos fazer com que esse periodo de tempo diminuisse ou se aumertamos a frequencia desses "pulsos" a tensão na bobina tende a aumentar ainda mais, o problema é que algumas caracteristicas fisicas das bobinas impedem que essa frequencia seja muito grande, isso tem a ver com o enrrolamento primario e secundario, mas eu não sei até que ponto, teriamos que saber qual as especificações da bobina em relação a isso..

      Abs
      já pensou na possibildade de fabricar ou comprar uma bobina que gere 600v apenas, ou seja uma bobina que tenha menos voltas no enrolamento primerio e secundario. tipo se uma bobina normal tem 1/100 voltas primario/seundario qual a relação de voltas uma bobina de menor voltagem teria que ter.

      A idéia seria então colocar a saída "descarga" desta bobina que geraria 450~600v no primário de uma KW bosch será que isso faria alguma diferença?

      manda sua opinião...

      Comment


      • #18
        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

        Postado originalmente por fernando ferro
        já pensou na possibildade de fabricar ou comprar uma bobina que gere 600v apenas, ou seja uma bobina que tenha menos voltas no enrolamento primerio e secundario. tipo se uma bobina normal tem 1/100 voltas primario/seundario qual a relação de voltas uma bobina de menor voltagem teria que ter.

        A idéia seria então colocar a saída "descarga" desta bobina que geraria 450~600v no primário de uma KW bosch será que isso faria alguma diferença?

        manda sua opinião...
        Fernando, como eu ja disse sou leigo no assunto, o que sei é um pouco de fisica, eletrica.. mas nada aplicado a isso... uma coisa que eu li e me ajudou a tirar algumas duvidas é isso aqui http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/...as/ignicao.htm

        sua ideia tem fundamento, mas provavelmente essa primeira descarga teria uma corrente muito pequena, e esta iria diminuir ainda mais na proxima bobina, talvez a tensão final fique realmente muito acima do que as atuais, mas a intensidade da faisca não seria tão alta...
        Mas é uma ideia a se pensar, o que eu disse acima foi só especulação

        Comment


        • #19
          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

          a, e se não me engano a relação das bobinas de fusca "normais" aquelas em aluminio é proxima a 1:55 alguma coisa assim...

          Comment


          • #20
            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

            esses caras ja tentaram algo parecido com o que nós estamos pensando:
            http://forum.clubedohardware.com.br/...lador/433410/2

            Derrepende me veio uma ideia, porque nós simplesmente não dobramos nosso sistema de ignição? o gasto seria menor que um modulo MSD por exemplo, a centelha maior, e ainda ficariamos com um sistema redundante se um falhar o outro ainda esta la

            Comment


            • #21
              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

              eu tambem sou leigo no assunto! e nao gosto muito de eletrica! confesso!
              mas lendo tudo isso a primeira coisa que me veio a mente foi isso que o schimit acaba de falar! nao seria mais facil e viavel so duplicar a sistema de igniçao! tambem pensei em usar uma bobina como a dos unos! com duas saidas , coisas do tipo!
              sou leigo se estiver falando bobagem nao deixem de me falar! tambem quero aprender .

              Comment


              • #22
                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                Postado originalmente por kafinski
                eu tambem sou leigo no assunto! e nao gosto muito de eletrica! confesso!
                mas lendo tudo isso a primeira coisa que me veio a mente foi isso que o schimit acaba de falar! nao seria mais facil e viavel so duplicar a sistema de igniçao! tambem pensei em usar uma bobina como a dos unos! com duas saidas , coisas do tipo!
                sou leigo se estiver falando bobagem nao deixem de me falar! tambem quero aprender .
                Desta forma teria que usar roda fonica, wasted spark. E vc nao esta duplicando a capacidade, apenas "rachando" uma bobina em duas.

                Comment


                • #23
                  Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                  o porque da roda fonica? nao entendi!
                  so por ser wasted spark! nao vejo o porque! e digo duplicar porque usariamos as duas saidas simultaneas! ou um sitema duplo com duas bobinas.

                  Comment


                  • #24
                    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                    Postado originalmente por kafinski
                    o porque da roda fonica? nao entendi!
                    so por ser wasted spark! nao vejo o porque! e digo duplicar porque usariamos as duas saidas simultaneas! ou um sitema duplo com duas bobinas.
                    É.. eu me referia a duplicar tudo mesmo, bobina e modulo.. (modulo porque o mesmo provavelmente não aguentaria a corrente exigida pelas bobinas)
                    Melhor seria se fosse colocado 2 velas por cilindro, como ja foi postado aqui no forum e que teve OTIMOS resultados, mas aí o negocio ja fica bem complicado..

                    Comment


                    • #25
                      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                      Postado originalmente por Schmit
                      Fernando, como eu ja disse sou leigo no assunto, o que sei é um pouco de fisica, eletrica.. mas nada aplicado a isso... uma coisa que eu li e me ajudou a tirar algumas duvidas é isso aqui http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/...as/ignicao.htm

                      sua ideia tem fundamento, mas provavelmente essa primeira descarga teria uma corrente muito pequena, e esta iria diminuir ainda mais na proxima bobina, talvez a tensão final fique realmente muito acima do que as atuais, mas a intensidade da faisca não seria tão alta...
                      Mas é uma ideia a se pensar, o que eu disse acima foi só especulação
                      ja tinha lido esta apostila toda numa discução sobre a Bobina do gol Mi mas mesmo assim obrigado pela contribuição do link, muita gente vai gostar de ler

                      Comment


                      • #26
                        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                        Postado originalmente por Schmit
                        esses caras ja tentaram algo parecido com o que nós estamos pensando:
                        http://forum.clubedohardware.com.br/...lador/433410/2

                        Derrepende me veio uma ideia, porque nós simplesmente não dobramos nosso sistema de ignição? o gasto seria menor que um modulo MSD por exemplo, a centelha maior, e ainda ficariamos com um sistema redundante se um falhar o outro ainda esta la
                        primeiro abrigado pelo link, pena que os caras não conseguiram terminar o projeto e caso terminaram não postaram.

                        e segundo como seria dobrar o sistema de ignição? seria 2 bobinas?

                        Comment


                        • #27
                          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                          Lembro de ter visto em alguma revista de eletronica a bastante tempo atraz de como fazer um amplificador de descarga capacitiva mas já faz bastante tempo e a Infint aqui do Rio andou fabricando uma bobina eletronica que gerava algo na faixa de 60.000 volts sei disto porque na epoca eu usava esta bobina, mas como dava interferencia no radio e era dificil de isolar os cabos das velas e por estes e outros faotres acabaram por parar de fabricar..
                          Last edited by lubisomem01; 12-03-2010, 10:43 AM.
                          Abrços
                          Luby
                          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                          Rio de Janeiro - RJ

                          Comment


                          • #28
                            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                            Postado originalmente por lubisomem01
                            como dava interferencia no radio e era dificil de isolar os cabos das velas e por estes e outros faotres acabaram por parar de fabricar..
                            Por isso que eu não coloco som no buggy


                            Acho que usar duas velas por cilindro foge da idéia inicial.
                            É uma boa opção, com certeza. Lembro até de ter visto um projeto de graduação em engenharia mecânica, onde falava das vantagens de adaptar um sistema twin-spark em um boxer.
                            Para isso você precisa de duas velas por cilindro, dois distribuidores, duas bobinas... enfim, tudo em dobro.

                            É bom. Mas não é a solução para o problema proposto deste tópico, que é fazer um "amplificador de faísca caseiro".

                            Comment


                            • #29
                              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                              Postado originalmente por lubisomem01
                              Lembro de ter visto em alguma revista de eletronica a bastante tempo atraz de como fazer um amplificador de descarga capacitiva mas já faz bastante tempo e a Infint aqui do Rio andou fabricando uma bobina eletronica que gerava algo na faixa de 60.000 volts sei disto porque na epoca eu usava esta bobina, mas como dava interferencia no radio e era dificil de isolar os cabos das velas e por estes e outros faotres acabaram por parar de fabricar..
                              será que voce não consegue mais informações pra eu esquisar. nome modelo, nome que era conhecido, fabricante. Pra eu dar uma pesquisada. Mesmo que ela de interferencia eu não me inporto por que tambem não tenho som no fusca, o meu tesão é motor e e motor no cofre do fusca rsrs.

                              abrço

                              Comment


                              • #30
                                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                                Postado originalmente por fernando ferro
                                primeiro abrigado pelo link, pena que os caras não conseguiram terminar o projeto e caso terminaram não postaram.

                                e segundo como seria dobrar o sistema de ignição? seria 2 bobinas?
                                Pois é essa ideia de dobrar o sistema, seria 2 modulos, 2 bobinas e uma forma de liga-las num mesmo distribuidor... MAS não sei se teria problemas de sincronismo...

                                A minha ideia pro amplificador é semelhante a essa do cara, mas to meio sem tempo pra analisar a viabilidade dessa loucura..
                                Vou pedir a ajuda de um professor de eletronica...

                                Comment

                                Working...
                                X